COLIGAÇÃO PARA O CEARÁ CONTINUAR AVANÇANDO

BLOG DE APOIO A COLIGAÇÃO MUNICÍPIO POTENGI!

BLOG DE APOIO DO PREFEITO SAMUEL POTENGI CE

ROQUE E CHICO LOPES

POTENGI FIRME E FORTE COM ROQUE,CHICO LOPES,CAMILO,MAURO FILHO E DILMA!

POTENGI FIRME E FORTE COM ROQUE,CHICO LOPES,CAMILO,MAURO FILHO E DILMA!

65 NO RÁDIO!

DESTAQUES NA NOSSA REGIÃO:

domingo, 5 de outubro de 2014

Por que votar no Camilo: uma reflexão de cidadania...


No decorrer de toda a minha história de vida me deparei poucas vezes com políticos SINCERAMENTE imbuídos de espírito público. A maioria sempre me pareceu mais preocupada em locupletar-se via malversação do dinheiro público, tarefa não muito difícil de concretizar-se frente a uma realidade onde os cidadãos, historicamente, não tiveram acesso a uma educação de qualidade que lhes permitisse o desenvolvimento de um senso crítico capaz que lhes viabilizar uma ADEQUADA LEITURA DA REALIDADE.

O processo eletivo constitui-se, numa democracia madura, um caminho viável para transformação desta realidade. Reconheço, contudo, que nossa tarefa, enquanto cidadãos e eleitores, não é fácil. Vivenciamos uma democracia em que os partidos políticos não têm identidade própria e suas bandeiras, fluídas demais, parecem birutas que mudam de acordo com a vontade dos ventos, o que reforça minha percepção de que nossos partidos são vulneráveis e seus representantes, desprovidos de maturidade política e consciência cidadã, revelam-se mais comprometidos com causas particulares do que coletivas, mesmo que nos seus discursos teimem em SE apresentar ao povo como arautos de suas aspirações, seus anseios e expectativas.

Assim, diante da dificuldade de filtrar as diversas informações que nos são apresentadas, principalmente quando sabemos que existem causas ocultas que alimentam as diversas fontes dessas informações, o que por sua vez dificulta o discernimento entre o verdadeiro e o falso, não há como não nos depararmos com a seguinte questão: que postura adotar nos períodos eleitorais?

Minha opção foi pela cidadania, não desistir, acreditar, mesmo diante de um quadro de grande dificuldade para identificarmos QUEM DE FATO REPRESENTARÁ O ESPÍRITO PÚBLICO. Diante desta dificuldade optei por um critério, até relativamente simples, FAZER MINHAS OPÇÕES À LUZ DA HISTÓRIA DOS CANDIDATOS, ou seja, perguntando e respondendo: qual o seu legado? O que fez para O POVO, não para amigos particulares, mas pelo povo em toda sua vida pública? A leitura tem que ser comprovada não com palavras e promessas obscuras, mas com fatos concretos e é por isso que nesta eleição optei, enquanto cidadão, por votar no candidato a governador apoiado pelo Governador Cid Gomes. Olhei no retrovisor da história, vi o que Sobral era e o que Sobral é hoje. Estou vendo um Ceará em construção, ainda com muitos pontos a melhorar, não tenho dúvidas, mas pelo menos vejo NASCER esperança de emprego (investimento em turismo, nossa vocação natural), saúde para o povo (hospitais sendo construído) e PRINCIPALMENTE o desenvolvimento de ações, que considero a PRINCIPAL MOLA TRANSFORMADORA DE QUALQUER NAÇÃO, QUALQUER POVO: A EDUCAÇÃO (escolas profissionalizantes e de tempo integral), o que a meu ver contribuirá para a fecundação e germinação de uma democracia consciente e verdadeiramente madura, EFETIVAMENTE VIABILIZADORA DE UM PAÍS MELHOR (equidade de oportunidades, mobilidade social e melhoria de vida não para a corte, mas para o povo).

Esta reflexão não é simples, mas acredito que não devemos abdicar do direito de que a escolha de nossos representantes seja de fato NOSSA e não sejamos facilmente seduzidos por discursos, promessas e informações malversadas e desprovidas de qualquer comprovação factual. FAÇAMOS UMA ESCOLHA CONSCIENTE, à luz do passado (História e legado de cada candidato) e do futuro que desejamos ter, afinal OS FATOS FALAM MAIS QUE AS PALAVRAS.


Antonio Roziano Ponte Linhares, sobralense, ex-aluno do Colégio Santana e Colégio Sobralense, Doutor em Administração pela Universidade de Brasília (Unb); Mestre em Administração pela Univesidade Estadual do Ceará (UECE); Especialização em Auditoria pela Universidade de São Paulo (USP); em Administração da Qualidade pela Universidade Federal do Ceará (UFC); em Educação de Adultos pela Universidade de Brasília (UnB) e graduação em Letras pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Para o Potengi Continuar Avançando - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo